terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Cesariana ou parto normal?

Sempre fui muito decidida na minha vida, sem grande dificuldade, consegui sempre optar pelos caminhos a seguir sem grande hesitação... agora sinto-me como uma criança que não sabe ao certo se há-de escolher o chocolate ou as gomas...
Pergunta crucial, opto por cesariana ou parto normal?? Aiiiiiiiiiii não sei bem...
Há momentos que tenho a certeza do que quero, no momento seguinte fico na dúvida outra vez...
Qualquer decisão que tome é irreversível, por um lado gostaria de viver toda a emoção de um parto normal, por outro lado, a rapidez e a ausência de sofrimento de uma cesariana também é atractivo...
A opinião do meu marido que para mim é muito importante neste processo, é de um parto natural, é de realçar que ele não me tenta convencer a nada, apenas demonstra vontade de viver aquele momento com intensidade. Fala-me das fotos que poderia fazer, registar os primeiros momentos de vida do Miguel, lembra-me que mal ele nasça eu posso tê-lo no colo (o que mais quero), mas se eu disser que não tenho medo da dor e das horas que pode demorar um trabalho de parto, estou mentindo.
A minha amiga Raquel, teve um parto normal super fácil e sem epidural ao qual eu assisti, tenho que confessar que achei lindo, emocionei-me como nunca me tinha acontecido, descrevo esse momento como mágico. É muito difícil descrever o que senti, só posso garantir que foi muito intenso!! A Raquel, com quem falo regularmente acerca de tudo, aconselha-me a ter um parto normal, pelo que se sente, pelo que se vive, ela diz que dói mas que é lindo :) Fala desse assunto com uma emoção que dá vontade de viver essa experiência.
A minha médica esclareceu-me em relação ás minhas dúvidas quer numa situação, quer noutra... eu não sei se tenho dúvidas ou só tenho medo de optar... é estranho, não é?
No inicio da gravidez tinha a certeza que queria cesariana, confesso que por alguma insistência da minha mãe, ela tem medo que num parto normal algo aconteça de mal ao bebé... falou-me tanto dos medos dela, que numa cesariana era bem mais fácil, etc, etc, etc. (esta opinião hoje não me ajuda em nada e até me deixa mais stressada).  Perante toda aquela discrição também achei que era o melhor, fiz a analogia com a ida ao dentista e ser ou não anestesiada para extrair um dente. À medida que a gravidez avançava e como a consegui viver, que vos garanto que foi com toda a intensidade, comecei a ter algumas dúvidas em relação a este assunto...
Sinceramente, sabem o que de facto gostaria? É que o trabalho de parto se começasse a desenrolar naturalmente e que não me desse muito tempo para pensar... o que fosse, seria!!
Não posso deixar de fazer um agradecimento público á minha médica:
Obrigada Drª Fernanda pela sua disponibilidade e pelo seu carinho, sei que fará os possíveis para estar comigo nesse momento tão importante da minha vida, independentemente da minha escolha. Acredite que isso me deixa muito mais tranquila, será muito difícil algum dia esquecer essa dedicação. Beijinho enorme

Beijinhos e até breve :)

8 comentários:

  1. Querida primocas!

    A minha experiência pessoal foi muito positiva, portanto, terá que ser a que aconselho :) Um parto normal com epidural, em que assisti, participei, fui parte activa do processo do nascimento da minha pimpinhas e praticamente sem dor! Foi um parto muito tranquilo, se fosse unicamente pelas dores do parto tinha mais 10!!!
    Mas primocas, seja qual for a tua decisão, será a mais certa! :)
    Beijoquinhas!

    ResponderEliminar
  2. Oi, Sandra!
    Olha, vivi as duas experiências e te digo sem dúvidas: o parto normal é muuuuito melhor! É lindo, é intenso, é mágico e inexplicável. Foi muito frustante o nascimento da minha primeira filha, no qual eu estava sedada, presa a mesa de cirugia... Mal consegui beija-la e fomos separadas por horas intermináveis.
    Claro que parto normal dói (muito mais que a extração de um dente!), mas é uma dor que faz sentido. Você sabe que ela vai te trazer seu maior tesouro e que vai acabar logo.
    Não tenha medo! É o melhor e mais seguro (ao contrário do que sua mãe fantasia) para você e para seu bebê.
    Muita luz!

    ResponderEliminar
  3. Querida Beta: obrigada por partilhares a tua experiência, sei que estás comigo sempre.
    Beijinho enorme

    Lilian: gostei muito de ler o teu comentário, obrigada pelo carinho :) cada vez mais me inclino para um parto normal. Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  4. Olha, nesse momento, acredito que devas pensar mais no bebê do que em ti.
    Já pesquisou quantos benefícios um parto normal pode trazer ao bebê? Já entendeu os riscos que se tem ao se fazer uma cesárea agendada? Já entendeu o que uma diferença no Capurro do bebê pode significar em caso de cesárea eletiva? Já pensou que pelo seu medo da dor, talvez possa arriscar o teu filho a ir para o oxigênio? Os médicos não conseguem dizer se o pulmão do beb~e está maduro. bebe grande e gordinho não significa que está com o pulmão forte... Minha filha nasceu de 41sem e 5 dias e o Capurro foi de 40 semanas. Se eu tivesse feito cesárea com 38 semanas, muito provavelmente ela teria ido para o oxigênio, pois ainda não teria nem 37 semanas na verdade.

    A dor é uma dor que faz sentido, que vale a pena... E se for pra fazer cesárea depois de começar o trabalho de parto, por que não tomar uma anestesia e evitar um corte no seu útero e nas 7 camadas da sua barriga, que pode te trazer uma recuperação muito mais difícil quando tudo que vais precisar é disposição para cuidar do novo ser que vai chegar...

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Mariana pelo conselho :) sei que estás certa em relação ao aparelho respiratório... nem quero pensar se ele sofre com a minha escolha.
    Também sei que posso estar a ser um pouco egoísta quando penso também penso no meu bem estar. Não estaria a ser honesta comigo e convosco, se não dissesse que estas questões me assombram...
    Espero daqui por poucos dias vos contar como foi o meu parto :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Oi querida...
    Bem eu tambem penso nisso muita vez...
    Eu encaro as duas da mesma forma, nao como algumas melhores que se sentem menos ou mais maes por causa de terem feito um parto ou outro..isso para mim e indiferente..apenas querome a mim e principalmente ao meu filho bem . rs
    Eu tambem adorava parto normal, e de tudo o que dizem eu acredito, que e lindo, que vai do corpo da mulher...
    Mas me da' mais medo do que cesariana ahaahha louca eu neah, ate pode ser..mas e mais rapido como voce fala...mas depois o medo e a recuperação rs, e dessa parte ja acho melhor a do parto normal rs... Duvidas e devaneios de maes como nos duas... acho normal..
    E em Portugal so fazem cesariana em certos casos, nao vao ha muito de escolha aqui nos hospitais Portugueses...Isso acontece muito e no brasil, que muita mulher opta por cesaria...eles aqui vao mais com parto normal...ajudam mais... influenciam mais rs...
    Seja o que for pra si e para mim...que seja o melhor...
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Oiii.
    É verdade, essa duvida é cruel.
    Acho que tanto um quanto o outro tem dois lados.
    Mas eu sinceramente ainda não sei o que fazer, confesso que ja pensei em tudo e ja estudei tudo, mas é tão dificil optar.

    e que sinceramente to mais pro lado da cesarea, mas ainda não me decidi.

    Boa sorte, e escolhe o que acha que é melhor pra você e para seu Miguel.

    bejinhos

    ResponderEliminar
  8. Oi Futura mamã e Camyla
    obrigada pelo vosso carinho :) vocês compreendem que estas dúvidas nos assombram, mesmo querendo o melhor para os nossos filhotes!!
    Neste momento estou mais inclinada para o parto normal, mas quero muito anestesia hihihi
    Logo, logo, venho aqui contar como foi...
    Beijinho grande para as duas :)

    ResponderEliminar

Adoro o seu comentário :)